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Maringá e o Norte do Paraná: estudos de história regional

Este livro é uma viagem multidisciplinar à história do Município de Maringá e da região que o envolve, o Norte do Paraná. Ele reúne um vasto e diversificado conjunto de estudos que pretendem, mediante enfoques rigorosos, superar as generalizações apressadas e a forte tendência entre os pesquisadores sociais brasileiros de concentrarem suas atenções nas grandes cidades e nos centros político-administrativos hegemônicos. Muitos artigos são sínteses de investigações desenvolvidas em teses de doutorado e dissertações de mestrado. Somente alguns foram escritos especialmente para o livro. Em ambos os casos, podem ser encontradas amostras bastante representativas do estado atual das Ciências Humanas praticadas no Brasil. Assim, ao lado de temas clássicos, como colonização, movimentos sociais, instituições públicas, partidos políticos, educação e identidades coletivas, aparecem vários exemplos dos chamados novos objetos, como os estudos de gênero, de práticas médicas, de políticas de saúde, de etno-história etc. Os organizadores dispensaram qualquer intenção uniformizadora. Embora os artigos versem sobre Maringá e/Ou o Norte do Paraná, não existe interligação conceituai, metodológica e político-ideológica entre eles. Há, até mesmo, casos de grandes e irreconciliáveis divergências entre os autores. O que realmente se buscou foi o pluralismo de temas e de abordagens. Esta coletânea expressa, também, os resultados de uma contradição histórica. A UEM foi fundada, em 1969, no bojo da reforma universitária introduzida pela ditadura militar. Entre os diversos desdobramentos dessa reforma, esteve o esvaziamento pensado e repensado dás Ciências Humanas - tradicional campo em que vicejava o pensamento crítico - através das então denominadas Licenciaturas Curtas: História e Geografia, como se sabe, foram dissolvidas no leito de uma disciplina, ampla e vaga, denominada Estudos Sociais. No contexto da resistência ao projeto de universidade cunhado pelos militares e seus assessores civis, deu-se a luta contra as licenciaturas curtas e pela reintrodução das disciplinas de História e Geografia e, concomitantemente, sedimentou-se uma ampla produção de conhecimento crítico sobre a experiência da região. Em suma, a UEM se integrou ao desenvolvimento da região de forma complexa. Por um lado, trouxe contribuição decisiva através da formação de recursos humanos, tecnologias e prestação de serviços. Por outro, não foi menos importante seu papel na disseminação de uma reflexão crítica e independente sobre os rumos do Município, da região norte-paranaense e do Estado do Paraná corno um todo. É uma amostra dessa ação científica, pedagógica e cidadã que o leitor tem à sua disposição nesta coletânea.