+

As dimensões da imagem: abordagens teóricas e metodológicas

O livro "Dimensões da Imagem — Interfaces Teóricas e Metodológicas" contempla o resultado de pesquisas que visam compreender a imagem como produto de diversas transformações discursivas. Nessa linha de interpretação, os ensaios ora apresentados tomam a fotografia, a produção cinematográfica, a pintura, o outdoor, a caricatura e a charge como documentos portadores de autonomias próprias, cuja análise requer procedimentos específicos para sua utilização. Trata-se de um trabalho interdisciplinar que reúne historiadores, cientistas sociais e literatos, propondo discussões sobre metodologias de análise apropriadas à abordagem do material fotográfico e fotojornalístico, bem como procedimentos adequados para o trato com a imagem fílmica e publicitá-ria. Ao fazê-lo sugere métodos de análise de distintas modalidades de imagem que permitem potencializar e ampliar ainda mais o campo para a pesquisa científica. A relevância de tais proposições se confirma à medida que a imagem passa a ser reconhecida como fonte de valor inestimável para a compreensão da contemporaneidade, deixando de ser percebida apenas como ilustração da pesquisa nas ciências humanas. Elevada à condição de documento, desde as décadas finais do século XX, as diversas modalidades da imagem tornaram-se capazes de despertar e denunciar uma determinada realidade, corroborando para a preservação da memória social e atuando no campo das percepções visuais e das representações mentais. Os ensaios apresentados nessa coletânea são, em sua maioria, resultantes das reflexões de pesquisadores envolvidos com o Laboratório de Apoio à Pesquisa e Documentação Imagética (LAPDI) e também de professores convidados da Universidade Estadual de Maringá e de outras Instituições de ensino que também priorizaram a imagem em suas abordagens. Nesse sentido, os autores tendem a problematizar a documentação imagética no contexto de sua produção e a oferecer exercícios de leitura de distintos tipos de imagem de modo a auxiliar a instrumentalização técnica aos leitores interessados, fornecendo-lhes subsídios que permitam a decodificação do conjunto de signos que constituem a mensagem visual.