Christian Fausto Moraes dos Santos, Vítor de Souza Ferreira, Lígia Carreira. Os quirópteros do Novo Mundo: a América e o morcego hematófago no relato de viajantes quinhentistas.

Christian Fausto Moraes dos Santos, Vítor de Souza Ferreira, Lígia Carreira. "Os quirópteros do Novo Mundo: a América e o morcego hematófago no relato de viajantes quinhentistas". Varia História, v.23, n.38, pp. 561-573, 2007.

 

RESUMO
A chegada do europeu ao Novo Mundo irá revelar não somente o contato com novas etnias ou fontes de renda; uma biota completamente desconhecida se revelará nos relatos de praticamente todos os viajantes que se aventuraram na América quinhentista. Neste contexto, um mamífero em especial será objeto de vários relatos: o morcego hematófago. Tomando como base as informações contidas nos relatos e descrições de viajantes, colonizadores e evangelizadores do Velho Mundo que se aventuraram na América do séc. XVI, pretendemos analisar não somente algumas questões pertinentes a História da nomenclatura, morfologia e etologia dos morcegos americanos, mas também traçarmos um estudo histórico sanitário desta espécie, hoje conhecida como um dos maiores vetores do vírus rábico.

Palavras-chave
América, século XVI, morcego hematófago.