Fabiano Bracht, Gisele Cristina da Conceição, Christan Fausto Moraes dos Santos. A América conquista o mundo: uma história da disseminação das especiarias americanas a partir das viagens marítimas do século XVI.

Fabiano Bracht, Gisele Cristina da Conceição, Christan Fausto Moraes dos Santos. “A América conquista o mundo: uma história da disseminação das especiarias americanas a partir das viagens marítimas do século XVI”. Revista Brasileira de Pesquisa em Alimentos, v.2, n.1, pp. 11-16, 2011.

Resumo:
A partir do século quinze, observamos um fenômeno que teve, como uma de suas principais características, a disseminação do cultivo, comercialização e consumo de uma série de determinadas plantas. Apesar, de hoje a Historiografia dispor de um razoável volume de estudos publicados sobre as especiarias do Oriente, bem como o impacto econômico destas no Renascimento, uma questão ainda pouco abordada refere-se à disseminação e uso de algumas plantas americanas que, por sua vez, também se converteram em especiarias de considerável importância gastronômica e econômica.

Palavras-chave: Especiarias, Navegações, Novo Mundo, História da alimentação