Curiosidades olímpicas que você provavelmente não conhecia

olimpiadas 11. As medalhas de ouro não são feitas de ouro puro.
Na verdade, elas são feitas de prata e banhadas a ouro. A última vez em que as medalhas de ouro foram feitas com ouro puro foi em 1912.

2. O primeiro atleta negro a ganhar uma maratona correu descalço.

olimpiadas 2
O corredor etíope Abebe Bikila foi o primeiro atleta negro a ganhar a medalha de ouro na maratona, derrotando todos os outros atletas na Olimpíada de 1960… descalço.

3. Os primeiros Jogos Olímpicos modernos, em 1896, nem tiveram medalhas de ouro.

olimpiadas 3
O primeiro lugar recebia uma medalha de prata e uma coroa de ramo de oliveira, uma referência aos jogos da Grécia Antiga. O segundo lugar recebia uma medalha de bronze e o terceiro lugar não recebia nada.

4. A primeira suspensão de um atleta em uma Olimpíada teve como motivo — veja só — o álcool.

olimpiadas 4
O pentatleta sueco Hans-Gunnar Liljenwall testou positivo para álcool nos Jogos de 1968, o que era proibido na época. Atualmente, isso só desqualificaria um atleta caso o nível de álcool no sangue fosse maior do que 0,1 g/L e para esportes em que a embriaguez pode ser perigosa, como tiro com arco.

5. A Olimpíada de 1900 contou com um atleta desconhecido até hoje e que foi provavelmente o mais jovem da história.

olimpiadas 5
A equipe de remo holandesa estava sem o seu timoneiro e por isso chamou um garoto francês local (a competição foi em Paris) para substituí-lo. Até hoje, ninguém sabe a identidade do garoto, que deveria ter por volta de 10 anos.

6. O maratonista norte-americano Fred Lorz foi desclassificado por andar de carro durante uma maratona.

olimpiadas 6
Durante a Olimpíada de 1904 em Saint Louis, Lorz pegou uma carona em um carro, onde passou boa parte da prova, descendo para correr os últimos seis quilômetros.

7. A Olimpíada de 1912 teve uma prova de literatura.

olimpiadas 7
A competição de artes foi fundada pelo barão Pierre de Coubertin, que também foi o fundador dos Jogos modernos. Curiosamente, foi ele quem ganhou a medalha de ouro em literatura naquele ano.

8. A luta mais longa da história dos Jogos Olímpicos durou mais de 11 horas.

olimpiadas 8
Foi na semifinal de luta greco-romana em 1912, entre o russo Martin Klein e o finlandês Alfred Asikainen. Klein venceu, mas não conseguiu competir na final por estar exausto após 11 horas de luta.

9. A golfista norte-americana Margaret Abbott ficou com o primeiro lugar em 1900 por acidente.

olimpiadas 9
Abott estava visitando Paris e decidiu competir em um torneio que ela pensou ser uma competição qualquer de golfe que estava acontecendo na cidade. Mesmo vencendo, ela só descobriu que tinha sido a primeira mulher norte-americana a ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas ao retornar aos EUA.

10. Muhammad Ali tinha pavor de voar, por isso levou um paraquedas com ele no voo para a Olimpíada de Roma, em 1960.

olimpiadas 10
E é óbvio que ele ganhou a medalha de ouro.

11. Nadia Comaneci foi a primeira atleta a conseguir uma nota perfeita (10,0) nas barras assimétricas, mas o placar exibiu sua nota como se fosse 1,0.

olimpiadas 11
A nota 10.00 era tão improvável que o marcador nem mesmo tinha espaço para quatro dígitos.

Fonte: Adaptado de BuzzFeed