Qual é o animal com a língua mais comprida?

lingua 3A língua faz parte do sistema digestivo e tem como uma de suas funções movimentar o alimento para que ele seja mastigado pelos dentes e então conduzido para o interior do organismo. Ela também atua na fala e na nossa capacidade de sentir gostos. Em alguns animais, ela é tão importante que acaba se desenvolvendo de uma maneira, digamos, exagerada.

É o caso, por exemplo, dos bichos que se alimentam de pequenos insetos, como moscas e formigas. Essas espécies precisam de uma língua rápida, comprida e bastante pegajosa para conseguir capturar de uma só vez uma quantidade significativa de alimento.

Mal qual é o bicho com a língua mais comprida do mundo? Até agora, os cientistas não sabem dizer precisamente qual é a resposta. A tarefa é difícil justamente pela quantidade enorme de animais que existem no mundo, que chega a mais de 900 mil espécies (sem contar as ainda não descobertas).

No entanto, alguns animais podem ser listados como possíveis vencedores dessa competição, quando levamos em conta o tamanho da língua na comparação com o tamanho do corpo: o camaleão, um pequeno morcego chamado Anoura fistulata e os tamanduás.

Camaleões

lingua 1
Algumas espécies de camaleão chegam a ter línguas com até 70 centímetros de comprimento, o que pode corresponder ao dobro de seu tamanho total, se não contarmos o rabo.

A língua dos camaleões age como um estilingue, atingindo uma velocidade de 57 metros por segundo, e possui uma espécie de pequena ventosa na ponta, o que faz com que as presas seja rápida e facilmente capturadas.

Morcego

lingua 2
A língua do morcego Anoura fistulata mede apenas 8,5 cm. Pequena? Não se comparada ao tamanho do animal, que tem 5,5 cm de comprimento. Isso significa que a língua é cerca de 1,5 vez o tamanho do corpo do pequeno morcego. Proporcionalmente, é maior do que a de um camaleão, se contarmos o tamanho do rabo.

O Anoura fistulata se alimenta de uma flor chamada Centropogon nigricans, cujas pétalas formam um longo funil exatamente do mesmo tamanho que a língua do morcego. Diferente de outros animais, o órgão é armazenado em um tubo que vai desde próximo do coração até o início da boca.

Tamanduás

lingua cover
A língua do tamanduá chega a 60 centímetros e possui uma saliva bastante pegajosa, usada para capturar insetos como formigas e cupins, seu principal alimento. Embora pareça grande, quando comparada ao tamanho do corpo, a língua do tamanduá é bem menor que a do morcego Anoura fistulada.

O tamanduá-bandeira, considerada a maior espécie, mede 1,20 metro (sem contar a cauda, que tem mais de 1 metro). Como não tem dentes, ele engole os insetos sem mastigar. Ao longo do dia, mais de 30 mil bichinhos passam pela boca do animal.

Menção-honrosa

lingua 5
A língua do pica-pau pode chegar a até 30 cm, sendo uma das maiores entre as aves. Enquanto o bico é uma estrutura dura e ideal para furar madeira, a língua é mole e usada para apanhar as larvas e os insetos que estão embaixo da casca das árvores.

A 'maiorzona'

lingua 4
Em termos absolutos, a baleia azul vence a competição com ampla vantagem. Em idade adulta, a língua dela pesa três toneladas, ou seja, o mesmo que um elefante.

O tamanho do órgão acompanha as grandes dimensões do animal. Para se ter uma ideia, uma baleia azul já nasce com quase três toneladas e 8 metros de comprimento. Ao longo do seu primeiro ano, ganha cerca de 91 quilos por dia.

Fonte: Cintia Baio em Uol Ciência