Encontrados novos desenhos do primeiro europeu que reproduziu o Brasil
Frans Post (1612-1680) ocupa um lugar de destaque na longa lista de pintores barrocos holandeses graças ao convite do príncipe João Maurício de Nassau, governador da colônia holandesa no Brasil, para que reproduzisse suas paisagens, flora e fauna. Foi a viagem da sua vida, já que entre 1637 e 1644, em Pernambuco e na foz do rio São Francisco, Post imortalizou imagens destinadas a fomentar a migração para a nova terra. Várias de suas telas foram posteriormente dadas de presente a Luís XIV, razão pela qual a obra de Post está no Louvre. De volta ao seu ateliê na cidade de Haarlem, continuou evocando o Brasil, mas até agora nada se sabia dos seus desenhos de plantas e animais exóticos. Em 2010, entretanto, apareceram 160 desenhos de aves numa pasta dedicada a outros artistas no arquivo provincial da Holanda do Norte (noroeste dos Países Baixos). Após um estudo exaustivo, chegou-se à conclusão de que 34 das ilustrações são dele, tendo passado séculos guardadas ali. Como foi o primeiro europeu a reproduzir paisagens da América do Sul, a descoberta é considerada excepcional.
Cientistas temem impacto do muro de Trump sobre vida selvagem na fronteira México-EUA
A proposta de construir um muro na fronteira entre EUA e México, um dos temas mais quentes da campanha eleitoral americana, não afetaria apenas os cidadãos dos dois lados da divisa. O que essa construção significaria para a vida selvagem da região?
Você sente enjoo no carro? Seu cérebro acha que está sendo envenenado
É bem provável que você conheça alguém que não consegue entrar na estrada sem passar mal (aqueles saquinhos não estão no ônibus à toa). Agora, depois de incontáveis paradas no acostamento, a ciência finalmente descobriu o motivo disso tudo: para seu estômago, andar de carro pode ser bem parecido com ser envenenado.