Skip to content
JA slide show
 
Você está em: Home Notícias Embarcação romana de dois mil anos é encontrada em costa italiana
Embarcação romana de dois mil anos é encontrada em costa italiana

Uma embarcação romana praticamente intacta foi encontrada no mar, à costa da cidade de Varazze, a cerca de trinta quilômetros de Gênova. A navis oneraria (“embarcação mercante”), foi localizada por pesquisadores a uma profundidade de 200 pés, com a ajuda de um submarino operado remotamente e seguindo dicas de pescadores que recentemente “fisgaram” algumas ânforas em suas redes.

Calcula-se que a embarcação tenha naufragado há cerca de 2000 anos, em uma rota de comércio entre a Espanha e a Itália central, com uma carga completa de mais de 200 ânforas. Testes recentemente realizados em alguns dos frascos recuperados revelaram que eles continham peixe em conserva, grãos, vinho e azeite. Uma vez na Espanha, os alimentos provavelmente seriam trocados por outros bens.

"Há alguns frascos quebrados nos arredores do naufrágio, mas acreditamos que a maior parte das ânforas esteja lacrada dentro da embarcação", disse o tenente-coronel Francesco Schilardi, chefe dos Carabinieri Subacquei (mergulhadores policiais).

A embarcação atualmente encontra-se sob espessas camadas de lama no fundo do mar, o que provavelmente contribuiu à preservação de seus destroços ao longo dos últimos dois milênios. Lá permanecerá até que as autoridades italianas cheguem a um consenso sobre seu destino.

Fonte.

 

Visitantes

Hoje1
Ontem1
Nesta semana1
Neste mês17
Total28169

Currently are 27 guests online


VCNT - Visitorcounter