Skip to content
JA slide show
 
Você está em: Home Notícias Engenheiros encontram mosaico romano em esgoto Vitoriano
Engenheiros encontram mosaico romano em esgoto Vitoriano

Engenheiros responsáveis pela reparação de um esgoto na cidade de York descobriram mais do que esperavam ao se depararem com os resquícios de um piso romano em mosaico. Uma seção danificada de 120 metros do esgoto Vitoriano estava prestes a ser demolida quando os trabalhadores avistaram os mosaicos.

O trabalho foi imediatamente interrompido e uma equipe de arqueólogos entrou em cena para desempenhar um estudo detalhado do local, por fim confirmando que os engenheiros realmente encontraram um piso que remonta a meados do século III e IV. Após duas semanas de escavações, as peças foram cuidadosamente removidas.

Richard Fraser, arqueólogo da Northern Archaeological Associates (NAA), disse: "Uma vez surgida a suspeita, os aquedutos de Yorkshire pararam de funcionar para que o quanto antes pudéssemos escavar o local e tomar nota dos achados. E é um achado extremamente interessante, que nos ajuda a compreender a real extensão da atividade romana na região”.

"Pensava-se que os trabalhadores Vitorianos tinham em grande parte removido os vestígios romanos do local, mas a recente descoberta comprova que algumas seções foram preservadas em bolsões arqueológicos, resistindo ao tempo sob o piso atual".

John Oxley, arqueólogo do Conselho da Cidade de York, disse: "Não é surpreendente que algo desta magnitude tenha sido trazido à tona, sobretudo em função da rica herança histórica na qual esta cidade está mergulhada. Estou muito satisfeito com a iniciativa que os engenheiros tiveram em interromper suas atividades para que todos pudéssemos operar em conjunto e garantir a remoção segura do piso".

Fonte.

(recomendação de Adriele Andrade Ceola)

 

Visitantes

Hoje0
Ontem1
Nesta semana4
Neste mês41
Total30401

Currently are 35 guests online


VCNT - Visitorcounter