ISSN 1983-2850

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO


As contribuições devem ser encaminhadas, exclusivamente, para o e-mail gtreligioes@gmail.com


Os textos encaminhados à Revista Brasileira de História das Religiões podem ser redigidos em língua portuguesa e em espanhol. Devem apresentar títulos claros e concisos, necessariamente relacionados ao assunto tratado. Os artigos devem ter o limite de até 40 laudas, as comunicações, de até 15 laudas e as resenhas devem ter o limite de até 5 laudas.

Os textos devem ser digitados no programa MS-Word, em corpo 12, espaço 1,5, tipo Times New Roman. As citações devem seguir as normas da ABNT, citando-se o sobrenome do autor, seguido pelo ano da publicação. Quando a obra for assinada por um, dois ou três autores, todos devem ser citados. Mais de três autores indicar, apenas, o sobrenome do primeiro, seguido de et al. Quando a chamada (autor, instituição ou título) estiver incluída na sentença, grafar apenas a primeira letra em maiúsculo. Quando estiver entre parênteses, todas as letras devem ser grafadas em caixa alta. As transcrições textuais de até três linhas devem estar entre aspas; e as maiores que este tamanho devem ser separadas do corpo do texto, com fonte menor (11) e recuo de 4 cm da margem esquerda; após indicação de autor e ano, é obrigatória a indicação da página de onde foi extraída.

Os trabalhos deverão obedecer à seguinte seqüência:

Título em português: Deverá estar de acordo com o conteúdo do artigo, com, no máximo, 15 palavras.

Autor(es): Nome por extenso, sem abreviaturas.

Vínculo institucional: Indicar departamento, instituto, faculdade ou universidade.

Resumo biográfico: Deve ser incluído como nota de rodapé, contendo currículo acadêmico do(s) autor(es), em até cinco linhas, cada, incluindo os respectivos endereços eletrônicos.

Resumo: Apresentação concisa de cada parte do trabalho, destacando objetivos, metodologia, resultados e conclusões, contendo de 100 a 150 palavras.

Palavras-chave: Dois a cinco termos que identifiquem o conteúdo do artigo. Utilizar, preferencialmente, palavras-chave contidas em Index da área. O número de palavras-chave deverá ser de 2 a 5.

Title: Tradução do título para a língua inglesa.
Abstract: Versão do resumo para a língua inglesa.

Key-words: Palavras-chave em inglês.

Corpo do Trabalho: Fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas, conforme já especificado. Margens justificadas (alinhadas à esquerda e à direita). Para destaques, usar, apenas, o corpo itálico, excluindo-se totalmente o sublinhado e palavras em caixa alta (a não ser em siglas que não formem palavras – como IBGE, CNPq – e, nas referências bibliográficas, nos sobrenomes dos autores). O negrito poderá ser usado, exclusivamente, para destacar os subtítulos ou divisões do trabalho, sempre no mesmo corpo 12, em caixa alta e baixa. Nomes de veículos de comunicação devem ser grafados em itálico e títulos de programas, editorias e seções devem ser destacados com a utilização de aspas.

Referências Bibliográficas: A ordenação da lista deve ser alfabética, seguindo o padrão da ABNT. Quando a obra tiver um, dois ou três autores, todos devem ser citados. Mais de três autores, indicar apenas o sobrenome do primeiro, seguido de et al. Alguns exemplos:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p. ou pp.

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: Título do livro em negrito Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p. x-y.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do livro em negrito. Cidade: Editora, vol., fascículo, p. x-y, ano.

Materiais gráficos: Fotografias nítidas e gráficos (estritamente indispensáveis à clareza do texto) poderão ser aceitos e deverão ser assinalados, no texto, pelo seu número de ordem, os locais onde devem ser intercalados. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução. Somente serão aceitas imagens em formato JPEG.

Quadros: Devem ser acompanhados de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto. Assinalar, no texto, pelo seu número de ordem, os locais onde os quadros devem ser intercalados.

Tabelas: Enumeradas consecutivamente com algarismos arábicos e encabeçadas pelo título. Deverão apresentar legendas explicativas.

O teor dos artigos, assim como a exatidão das referências bibliográficas, são de responsabilidade exclusiva dos autores e as opiniões e julgamentos neles contidos não expressam necessariamente as posições do Conselho Editorial

 
 

Revista Brasileira de História das Religiões - 2011