ISSN 1983-2850

 

PROJETO EDITORIAL

A Revista Brasileira de História das Religiões, criada no ano de 2008, sediada no Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá, é um periódico vinculado ao GT de História das Religiões e das Religiosidades da ANPUH – Associação Nacional de História, voltado especificamente para os estudos em religiões e religiosidades. Sua estrutura contempla artigos científicos e de atualização teórico-metodológica, dossiês temáticos, resenhas, relatos de pesquisa, estudos de caso, entrevistas e textos especiais (assinados por autores convidados, conteúdos de palestras, debates e trabalhos apresentados em congressos), quando recomendados por pesquisadores e aprovados pelo Conselho Editorial.

As colaborações devem ser inéditas e podem ser encaminhadas exclusivamente por e-mail. Aceitam-se, para avaliação, textos em português e espanhol.

A publicação dos trabalhos está condicionada ao parecer dos membros do Conselho Editorial, com a garantia de anonimato dos autores e dos pareceristas em todo processo de avaliação.

Após a avaliação de pelo menos dois pareceristas, é encaminhada ao autor uma resposta de aceitação, possíveis sugestões de modificações ou de recusa do trabalho. Em todos os casos, os originais encaminhados não serão devolvidos, O Conselho Editorial poderá sugerir alterações nos originais, com o objetivo de manter a homogeneidade e a qualidade da publicação; caberá ao autor aceitá-las ou não, dentro dos prazos solicitados pela editoria da revista.

Os textos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores, e as opiniões e julgamentos neles contidos não expressam necessariamente as posições do Conselho Editorial.

A revista classificará as colaborações de acordo com as seguintes especificações:
Artigos – Textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas, abordagens de caráter opinativo, revisões da literatura e colaborações semelhantes.
Dossiês – Conjunto de trabalhos em torno de um mesmo tema, organizado por um editor especial, convidado pela Revista, com a participação de vários colaboradores. Os textos dos dossiês também estão sujeitos às normas da revista, inclusive ao sistema de avaliação por pares.
Comunicações – Relatos breves sobre temas de atualidade, trabalhos de pesquisa ou projetos, em andamento ou recém-concluídos, que sejam relevantes e que mereçam divulgação.
Resenhas – Análises críticas de livros e de periódicos recentemente publicados, de dissertações ou teses.

Os trabalhos encaminhados à Revista Brasileira de História das Religiões serão analisados pelo Conselho Editorial conforme a sua especialidade e serão avaliados segundo os seguintes critérios:
      a) conteúdo técnico-científico;
      b) relevância para a área;
      c) clareza e qualidade da redação;
      d) qualidade e adequação do referencial teórico utilizado.

Atualmente a Revista está indexada no Latindex.

 
 

Revista Brasileira de História das Religiões - 2011