+

Profª. Drª. Márcia Elisa Teté Ramos

Graduação: História/UEL; Mestrado: Educação/UEM; Doutorado: Educação/UFPR; Pós-doutorado: USP; Matrícula: 170198; Cargo: AS1 PROF.ASSOCIADO TIDE N.A.

 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8930281888608344

 

Google Acadêmicohttps://scholar.google.com.br/citations?user=DLpnlMwAAAAJ&hl=pt-BR

 

E-mail institucional UEL:  mtete@uel.br

 

E-mail institucional UEM: metramos@uem.br

 

Locais de atendimento: Bloco G34 sala 027

 

Área de atuação: História da Educação

 

Sitehttps://www.marciaelisateteramos.com

 

Livros:

RAMOS, M. E. T. (Org.). Aulas de História 1: Perspectivas de Futuros Professores. São Paulo: Clube de Autores, 2018, v. 2.

RAMOS, M. E. T. (Org.). Aulas de História 2: Perspectivas de Futuros Professores. 1. ed. São Paulo: Clube de Autores, 2018. v. 1.

RAMOS, M. E. T. (Org.). Culturas Juvenis: A Produção do Conhecimento Histórico na escola.São Paulo: Clube de Autores, 2017.

RAMOS, M. E. T. (Org.). Ensino e aprendizado histórico: Trajetórias de pesquisa. Londrina: Laboratório de ensino de História da UEL/ AgBook, 2016.

RAMOS, M. E. T. O ensino de história na revista Nova Escola (1986-2002): cultura midiática, currículo e ação docente. Curitiba: CRV, 2015.

RAMOS, M. E. T. (Org.). Concepções de Jovens Estudantes: pesquisa qualitativa no Colégio de Aplicação de Londrina. Londrina/São Paulo: UEL/Clube de Autores, 2014.

RAMOS, M. E. T.; PRIORI, A. ; MEZZOMO, F. A. ; SILVA, E. A. (Orgs.). A História do Paraná Revisitada. Maringá: EDUEM/ANPUH, 2014.

RAMOS, M. E. T. (Org.). Pesquisa e Ensino na Construção de uma Literacia Histórica: Atividade do PIBID História da UEL. Londrina: UEL, 2014.

RAMOS, M. E. T. (Org.). Estágio/Pesquisa: Ideias históricas de alunos do Ensino Médio. Londrina/São Paulo: UEL/Clube de Auotres, 2013.

RAMOS, M. E. T. (Org.). Cultura(s) e Identidade(s) no Ensino Médio: pesquisa em história e educação. Londrina/São Paulo: UEL/Clube de Autores, 2012.

RAMOS, M. E. T. (Org.). Pesquisa-Estágio em História: Perfil do aluno de Ensino Médio do Colégio de Aplicação de Londrina. Londrina/São Paulo: UEL/Clube de Auotres, 2011.

 

Capítulos de livros:

RAMOS, M. E. T. Relação teoria e prática na formação de professores de História: um exemplo com História Local para o Ensino Médio. In: THEOBALDO; M. C.; PALATO, L. A. (Orgs.). Reflexões teóricas e metodológicas sobre a docência. Cuiabá: UFMT, 2018, p. 241-258.

RAMOS, M. E. T.; CAINELLI, M. R. ; ABUD, K. M.; LIMA, I. O. ; TUMA, M. M. P.; SILVA, M. C.; GERMINARI, G.; ALVES, R. C. Investigando as práticas de ensino de professores de história na Educação Básica (Brasil 1998-2016). In: BUENO, A.; ESTACHESKI; D.; CREMA, E.; MARIA NETO, J. (Orgs.). Canteiro de Histórias: textos sobre aprendizagem histórica. E-book. União da Vitória: Sobreontens, 2017, p. 188-204.

RAMOS, M. E. T. Ainda precisamos defender a história como disciplina escolar?. In: BUENO, A.; ESTACHESKI; D.; CREMA, E.; MARIA NETO, J. (Orgs.). Canteiro de Histórias: textos sobre aprendizagem histórica. E-book. União da Vitória: Sobreontens, 2017, p. 232-235.

RAMOS, M. E. T. Representações de alunos do Ensino Médio sobre a narrativa histórica presente na cidade de Londrina - PR. In: RIBEIRO, C. P.; VIEIRA, H.; BARCA, I.; ALVES, L. A. M.; PINTO, M. H.; GAGO, M. (OrgS.). Epistemologias e ensino de História. E-book. Porto-Portugal: CITCEM, 2017, p. 281-305.

RAMOS, M. E. T. Pensando o estágio em história. In: RAMOS, M. E. T. (Org.). Culturas Juvenis: A Produção do Conhecimento Histórico na escola. São Paulo: Clube de Autores, 2017, p. 9-24.

RAMOS, M. E. T. Algumas considerações sobre Multiculturalismo e Interculturalidade: Desafios na atualidade para ensinar História. In: SCHMIDT, M. A; FRONZA, M. (Orgs.). Consciência história e interculturalidade: Investigações em Educação Histórica. Curitiba: W&A, 2016, p. 155-167.

RAMOS, M. E. T. Para além de uma apresentação: construindo caminhos de pesquisa em ensino e aprendizado histórico. In: RAMOS, M. E. T.  (Org.). Ensino de Aprendizado Histórico: trajetórias de pesquisa. Londrina/São Paulo: Laboratório de Ensino de História/AgBook, 2016, p. 9-32.

RAMOS, M. E. T. O que pensam os alunos do Ensino Médio sobre o ensino de história apresentado no 'Guia politicamente Incorreto da História do Brasil' de leandro Narloch. In: PRATS, J.; BARCA, I.; FACAL, R. L. (Orgs.). Historia e Identidades Culturales. E-book. Braga: Centro de Investigação em Educação-Universidade do Minho, 2015, p. 1199-1209.

RAMOS, M. E. T. A experiência de formação do profissional da história pelo PIBID na Universidade Estadual de Londrina. In: RAMOS, M. E. T. (Org.). Pesquisa e Ensino na Construção de uma Literacia Histórica: atividades do PIBID de História da UEL. Londrina: UEL, 2014, p. 11-26.

RAMOS, M. E. T. Noções de alunos do Ensino Médio sobre o indígena. In: SCHMIDT, M. A; BARCA, I.; URBAN, A. C. (Orgs.). Passados Possíveis: a Educação Histórica em Debate. Ijuí: Unijuí, 2014, p. 225-239.

RAMOS, M. E. T. Política cultural da revista Nova Escola e as apropriações dos professores de história. In: SOCHODOLAK, H.; ARIAS NETO, J. M. (Orgs.). Ensaios de História política e cultural. Guarapuava: EDUNICENTRO, 2013, p. 217-254.

RAMOS, M. E. T.; CUNHA, M. F. ;CAINELLI, M. R. Estágio de História na UEL: a investigação como princípio. In: CARVALHO, A. M. F. T.; LUGLE, A. M. C.; LIMA, A. M. S.; CZERNISZ, E. C. S. (Orgs.). Os estágios nas licenciaturas da UEL. Londrina: UEL, 2013, p. 155-170.

RAMOS, M. E. T. Pensamento dos Jovens em Comunidades Virtuais sobre História e seu Ensino. In: CAINELLI, M. R.; SCHMIDT, M. A. (Orgs.). Educação Histórica: Teoria e Pesquisa. Ijuí: Unijuí, 2011, p. 293-313.

RAMOS, M. E. T. Apropriações da educação histórica de alunos egressos do curso de história da UEL. In: BARCA, I. (Org.). Educação e Consciência Histórica na Era da Globalização. Braga-Portugal: Centro de Investigação em Educação Instituto de Educação Universidade do Minho, 2011, p. 289-310.

RAMOS, M. E. T.; CAINELLI, M. R. A formação de professores e o estágio supervisionado na Licenciatura em História: uma experiencia na Universidade Estadual de Londrina. In: CAINELLI, M. R.; SILVA, I. L. F. (Orgs.). O Estágio na Licenciatura: a formação de professores e a experiência interdisciplinar na Universidade Estadual de Londrina. Londrina: CAPES/UEL, 2009, p. 145-165.

RAMOS, M. E. T.; CAINELLI, M. R. O estágio de história no programa Prodocência. In: CAINELLI, M. R.; SILVA, I. L. F. (Orgs.). O estágio na licenciatura: a formação de professores e a experiência interdisciplinar na Universidade Estadual de Londrina. Londrina: CAPES/ UEL, 2009, p. 199-222.

RAMOS, M. E. T. O ensino de história e a questão do multiculturalismo depois dos Parâmetros Curriculares Nacionais. In: CERRI, L. F. (Org.). Ensino de História e Educação: olhares em convergência. Ponta Grossa: UEPG, 2007, p. 93-111.

RAMOS, M. E. T. Identidade Nacional nos Parâmetros Curriculares Nacionais. In: ARIAS NETO, J. M. (Org.). Dez anos de pesquisa em ensino de história: VI Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História. Londrina: ATRITOART, 2005, p. 902-908.

 

Projeto de Pesquisa Institucional:

Direitos Humanos e ensino de História na Legislação para a educação básica
Vigência: de 07/05/2018 a 06/05/2019

Base Nacional Comum Curricular de História: debates circulantes na cultura (hiper)midiática
Vigência: de 18/04/2017 a 17/04/2018

 

Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação Científica:

Considerações sobre o livro Educação Moral e Cívica (1973)
Vigência: de 01/08/2018 a 31/07/2019

 

Projeto de Iniciação Cientifica:

Primeira Guerra Mundial: O cotidiano das classes militares francesas (1915) a partir das imagens do Jornal O Estado de São Paulo e dos relatos dos Arquivos Nacionais da Inglaterra
Vigência: de 01/08/2018 a 31/07/2019