+

Profª. Drª. Isabel Cristina Rodrigues

Graduação: História/UEM; Mestrado: Fundamentos da Educação/UEM; Doutorado: Antropologia/PUC-SP; Matrícula: 961593; Cargo: PD1 PROF. ADJUNTO TIDE N.A.

 

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/0643613119453873

 

Google Acadêmicohttps://scholar.google.com.br/citations?user=T5lmSQ4AAAAJ&hl=pt-BR

 

E-mail institucional: icrodrigues@uem.br

 

Locais de atendimento: Bloco G34 sala 017 ou Bloco G-45 - PIESP/LAEE (Tulha)

 

Área de atuação: História da Educação e História Regional do Brasil

 

Livros:

AMARAL, W. R.; FRAGA, L.; RODRIGUES, I. C.; (Orgs.). Universidade para indígenas: a experiência do Paraná. Rio de Janeiro: FLACSO, GEA; UERJ, LPP, 2016. (Coleção Estudos Afirmativos, v. 8).

AMARO, H. S.; RODRIGUES, I. C. (Orgs.) . História: metodologia do ensino. 2. ed. rev. ampl. Maringá: EDUEM, 2012, v. 29.

AMARO, H. S.; RODRIGUES, I. C. (Orgs.) . História: metodologia do ensino. Maringá: EDUEM, vol. 2005, vol 29.

 

Capítulos de livros:

RODRIGUES, I. C.; NOVAK, M. S. J.; FAUSTINO, R. C. Síntese sócio-histórica dos Kaingang, Guarani e Xetá e relação com o ensino superior. In: AMARAL, W. R.; FRAGA, L.; RODRIGUES, I. C.; (Orgs.). Universidade para indígenas: a experiência do Paraná. Rio de Janeiro: FLACSO, GEA; UERJ, LPP, 2016, v. 8, p. 17-38.

RODRIGUES, I. C.; NOVAK, M. S. J.; FAUSTINO, R. C. A política pública de educação superior indígena no Paraná. Percursos, dilemas e perspectivas. In:AMARAL, W. R.; FRAGA, L.; RODRIGUES, I. C.; (Orgs.). Universidade para indígenas: a experiência do Paraná. Rio de Janeiro: FLACSO, GEA; UERJ, LPP, 2016, v. 8, p. 92-105.

RODRIGUES, I. C. Mito e tradição entre os Kaingang da ti rio das cobras, paraná - algumas reflexões. In: MOREIRA, L. F. V.; GONÇALVES, J. H. R. (Orgs.). Etnias, espaços e ideias: estudos multidisciplinares. Curitiba: Instituto Memória, 2009, p. 45-63.

TOMMASINO, K.; MOTA, L. T.; RODRIGUES, I. C.; FAUSTINO, R. C.; ROCHA, F. V.; QUINTEIRO, C.; NOVAK, E. S.; JACOMINI, S.; SOUZA, P.; BURATTO, COUVEIA, L. Diagnóstico da situação sócio-cultural e econômica da t. i. IVAÍ. In: MOTA, L. T. (Org.). Diagnóstico Etno-Ambiental da Terra Indígena Ivaí-PR. Maringá-PR: Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-História, 2003, p. 93-163.

AMARO, H. S.; RODRIGUES, I. C. Educação Municipal em Maringá: uma história em meio século. In: DIAS, R. B.; GONÇALVES, J. H. R.. (Orgs.). Maringá e o Norte do Paraná: estudos de história regional. Maringá-PR: EDUEM, 1999, p. 371-388.

 

Projetos de Pesquisa Institucional:

Memória, tradição e costumes na T.I.Ivaí - Manoel Ribas/PR
Vigência: de 14/05/2013 a 13/05/2015

 

Projeto de Extensão:

Organização do acervo fotográfico do Colégio Estadual Idália Rocha - Ivaiporã
Vigência: de 03/08/2017 a 02/08/2018

Letramento intercultural no ensino médio: registrando memórias e valorizando as línguas indígenas no Paraná
Vigência: de 03/05/2017 a 02/05/2018

 

Projetos de Ensino:

Recursos computacionais no ensino de História: a construção de material paradidático
Vigência: de 02/09/2002 a 31/05/2003

Oficinas de História para jovens e adultos
Vigência: de 01/04/1998 a 30/03/1999

Laboratório de Arqueologia e Etno-História
Vigência: de 07/03/1996 a

 

Projetos de Iniciação Cientifica:

Memória e tradição dos Kaingang da T.I. Ivaí (PR): sistematização de fontes orais
Vigência: de 01/08/2014 a 31/07/2015