+

Prof. Dr. Delton Aparecido Felipe

Graduação: História/UEM; Graduação: Pedagogia/UNIJALES; Mestrado: Educação/UEM; Doutorado: Educação/UEM; Pós-doutorado: UEM; Matrícula: 181060; Cargo: PD1 PROF. ADJUNTO TIDE.

 

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/1673979833356158

 

Google Acadêmico:

 

E-mail institucional: dafelipe2@uem.br

 

E-mail pessoal: ddelton@gmail.com

 

Locais de atendimento: Bloco 004 - Sala 07

 

Livros:

FELIPE, D. A. O cinema no ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na Educação Básica. Curitiba: CRV, 2015.

 

Capítulos de livros:

FELIPE, D. A.; TAKARA, S. Corpos Negros nos Aplicativos de relacionamento gays: entre discursos, dinâmicas e subjetivações. In: GENÚ, M.; ABREU, M. P.; TEIXEIRA, C. L. (Orgs.). Práticas Corporais, Cultura e Diversidade. 3. ed. Belém: Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade Estadual do Pará, 2018, p. 75-92.

 

FELIPE, D. A.; FRANÇA, F. F. Os corpos da população negra no discurso das revistas "veja" e "Época". In: PRIORI, C.; FRANÇA, F. F. (Orgs.). Educação, Diversidade e Cultura. Curitiba : Editora Prisma, 2018, p. 99-122.

 

FELIPE, D. A.; TERUYA, T. K. Políticas públicas e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica. In: ALVES, A. P.; SILVA, E. José; ARAÚJO, M. C. (Orgs.). Diálogos: sobre diversidade, relações raciais e desigualdade no Brasil. Maringá: EDUEM, 2017, p. 247-266.

 

FELIPE, D. A. Corporeidade Negra em Discurso: Um olhar para as Revistas Veja e Época. In: PAIVA, V.; LIMA, W. J. (Orgs.). Gênero e práticas culturais: debates contemporâneos. São Paulo: Todas as Musas, 2017, p. 77-96.

 

FRANÇA, F. F.; FELIPE, D. A. Diálogos com docentes: gênero e raça em perspectiva plural. In: MAIO, E. R.; OLIVEIRA, M.; PEIXOTO, R. (Orgs.). Educação, saúde, gênero e sexualidade: diálogos possíveis. Curitiba - Paraná: Editora CRV, 2016, p. 137-152.

 

FELIPE, D. A. A população negra no projeto de identidade nacional: um olhar para sua história e sua educação. In: BARBATO, L. F. T. (Org.). Identidade Nacional Brasileira: história e historiografia. Jundiaí: Paco Editorial, 2016, p. 173-198.

 

FELIPE, D. A.; TERUYA, T. K. A educação para a população negra e a construção do projeto da modernidade no Brasil. In: TERUYA, T. K.; WALKER, M. (Orgs.). Culturas e fronteiras no espaço escolar. EDUEM: Maringá, 2016, p. 45-64.

 

FELIPE, D. A. Narrativas docentes sobre a utilização de filmes para o ensino de história e cultura afro-brasileira. In: BUSARELLO, R. I.; BIEGING, P.; ULBRICHT, V. R. (Orgs.). Sobre educação e tecnologia: processos e aprendizagem. São Paulo: Pimenta Cultural, 2015, p. 193-210.

 

FELIPE, D. A.; TERUYA, T. K. África em sala de aula: ensino de História e Cultura Afro-brasileira na educação. In: CHAVES, M.; VOLSI, M. E. F. (Orgs.). Desafios e êxitos da escola atual: reflexões e estudos sobre a diversidade e as necessidades educativas especiais. Maringá: EDUEM, 2014, p. 99-108.

 

FELIPE, D. A. Ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos de educação básica no Brasil. In: CAMARGO, I. (Orgs.). Sociedade Atual: nós e o outro. Santa Cruz do Sul: Lupa Graf, 2013, p. 113-123.

 

FELIPE, D. A.; FRANÇA, F. F. A Diversidade Cultural na Educação Escolar: O Currículo como Artefato Cultural. In: FAUSTINO, R. C. F.; MOTA, L. T. (Orgs.). Cultura e Diversidade Cultural: Questões pra a Educação. Maringá: EDUEM, 2012, p. 193-.

 

FELIPE, D. A.; TERUYA, T. K. Ações afirmativas na educação. In: COSTA, L. G. (Org.). História e Cultura Afro-Brasileira: subsídios para a prática da educação sobre relações étnico-raciais. Maringá: EDUEM, 2010, p. 55-66.